João Vasselai , filha do Pres da Liga Carlinhos , Vereador Ratinho , quando o clube foi campeão da Copa Jornal de Colombo Crédito: Arquivo pessoal
João Vasselai, filha do Pres da Liga Carlinhos , Vereador Ratinho , quando o da entrega da premiação Série Ouro 2014
Crédito: Arquivo pessoal

João Vasselai  é desses jovens e abnegados dirigentes de futebol que fazem a diferença na constante briga pelo crescimento do futebol amador de Colombo , ele preside o Independente Futebol Clube , um dos mais jovens clubes da Liga , mas que apesar do pouco tempo de existência já adquiriu o respeito dos co-irmãos e sempre aparece como um dos clubes mais organizados da entidade. João Vasselai é ativo em sua função , faz o possivel e o impossivel para não deixar a peteca cair no auri-negro , sua participação na Liga também é de suma importância , já que está na linha de frente das atividades da entidade. Confira um pouco da história desse incansável desportista. Confira:

FC-  Como e quando começou o Independente?

JV- O INDEPENDENTE COMEÇOU EM MEADOS DE 2007, COM REUNIÃO DE UM GRUPO DE AMIGOS TODOS MORADORES DA REGIÃO DOS BAIRROS ATUBA / CAMPO ALTO DA CIDADE DE COLOMBO – PR, PARA PRATICA DE UM FUTEBOLZINHO DE FINAL DE SEMANA, TODOS DESCAMISADOS E CADA UM COM O SEU MATERIAL. DESTE PRINCIPIO EM DIANTE TODO O SÁBADO À TARDE BRINCAVAM ENTRE ELES E DEMAIS CONVIDADOS , LÁ NO CAMPO DO AMOCRA (ASSOC. DE MORADORES DO CONJ. RESIDENCIAL ATUBA).SEMPRE COM A PERSEVERANÇA E FORÇA DE VONTADE DOS PERCURSORES:  ADENEI GUIA DE SOUZA, SYDNEY BRANCO DE SOUZA, JOSE FRANCISCO DE SOUZA, MARCOS AURÉLIO CORREA, ODEVANZILDE CRISPIM DOS SANTOS; JOSÉ TEODORO, CEZAR ANDREIKO; BENJAMIM ALVES GUIMARÃES; AUGUSTO FERREIRA SILVA, NELSON LUIZ DE ALMEIDA; JOSÉ APARECIDO, CARLOS NEI DA SILVA, HAMILTON PANIJALEKI TEIXEIRA.

E ASSIM DENTRE AS PESSOAS QUE COORDENAVAM AQUELE GRUPO, NASCEU A IDÉIA, DE FORMAR REALMENTE UM CLUBE, PARA DISPUTAS DE JOGOS AMISTOSOS E TORNEIOS PARTICULARES.

PRIMEIRAMENTE PENSOU-SE NO NOME DO CLUBE E DENTRO TODAS A PROPOSTAS E ACABOU POR VINGAR O NOME INDEPENDENTE FUTEBOL CLUBE REPRESENTADO PELA SIGLA  I.F.C. NA QUESTÃO DAS CORES FORAM ESCOLHIDAS O AMARELO E PRETO, VIERAM OS PRIMEIROS JOGOS DE CAMISA, UM UNIFORME PRETO COM DETALHES EM AMARELO OFERECIDO PELA EMPRESA MEGA PIZZA E OUTRO AMARELO COM PRETO OFERECIDO PELO BAR DO BAR DO CARLOS O FAMOSO CERRO AZUL, ONDE TODOS SE ENCONTRAVAM DEPOIS DOS JOGOS, NA CONTINUAÇÃO VIERAM JOGOS AMISTOSOS, POR DUAS VEZES FORAM A ITAPIRAPUÃ PAULISTA – SP, NO SITIO DO AVO DO SENHORES ADENEI E SIDNEY, O SR. ANIBAL BRANCO ONDE DISPUTARAM JOGOS AMISTOSOS E UM TORNEIO , E NESTES AMISTOSOS E TORNEIOS TIVERAM PRELIMINARMENTE UM PRESIDENTE RESPONSÁVEL O SR JOSÉ APARECIDO. ASSIM PASSARAM 2007 E 2008, NO INICO DE 2009 O MARCOS AURELIO JÁ COMO ENCARREGADO DAS COISAS DO TIME, EM CONTATO COM O SR. JOSE GOTARDO PRESIDENTE DA LIGA DE COLOMBO ACABOU SENDO CONVIDADO A DISPUTAR JÁ NAQUELE ANO O CAMPEONATO QUARENTINHAS E O JUVENIL, E ENTÃO JÁ NESTE PRIMEIRO ANO ,  EM 27/03/2009, O CLUBE TEVE QUE REDIGIR E REGISTRAR SEU PRIMEIRO ESTATUTO, REGISTRADO SENDO ENTÃO OFICIALMENTE FUNDADO EM 27/03/2009.

FC- Quem foram os primeiros diretores? E quem faz parte da atual diretoria?

Independente sempre é destaque na imprensa de Colombo
Independente sempre é destaque na imprensa de Colombo

JV- A PRIMEIRA DIRETORIA FOI FORMADA PELOS SEGUINTES NOMES:

PRESIDENTE:  MARCOS AURÉLIO CORREA, VICE-PRESIDENTE ADENEI GUIA DE SOUZA, PRIMEIRO SECRETARIO, JOSE FRANCISCO DE SOUZA, SEGUNDO SECRETARIO, ODEVANZILDE CRISPIM DOS SANTOS, PRIMEIRO TESOUREIRO, IVANETE ALVES DA SILVA, SEGUNDO TESOUREIRO , MARIA MADALENA CARDOSO, DIRETOR DE FUTEBOL, CEZAR ANDREIKO, CONSELHO FISCAL:  HAMILTON PANIJALEKI TEIXEIRA, BENJAMIM ALVES GUIMARÃES E AUGUSTO FERREIRA DA SILVA.

FC-  Qual o Bairro sede do Clube e os principais titulos ?

Equipe do Independente de 2015
Equipe do Independente

JV- O BAIRRO SEDE DO CLUBE É O CAMPO ALTO. E AS PRINCIPAIS CONQUISTAS SÃO:

O MAIS IMPORTANTE É EM 2013 DE CAMPEÃO DA COPA JORNAL DE COLOMBO.

2014 – 3º. – Liga de Colombo Série Ouro

2014 – 3º. – Liga de Colombo Juniores

2014 – 4º. – 6ª. Copa Jornal de Colombo

2013 – Vice-Campeão – Liga de Colombo – Série Prata

2013 – Vice-Campeão Liga de Colombo – Juvenil

2013 – Campeão – 5ª. Copa Jornal de Colombo

2012- 3º. – Liga de Futebol de Colombo – Série Prata Adulto

2012- 3º. – Liga de de Colombo – Juvenil

2011- 4º. – Liga de Colombo – Série Prata

2011- 4º. – Liga de Colombo – Juvenil

2011- 4º – 3º. Copa Jornal de Colombo-Pr

FC- Como o senhor vê a atual administração da Liga e relação com a FPF?

João Vasselai , e o Idu Blaczak , diretor de Interior da FPF junto com o Ratinho De Colombo
João Vasselai , e o Idu Blaczak , diretor de Interior da FPF junto com o Ratinho De Colombo

VENDO PELO NOSSO LADO, NO CASO FUTEBOL AMADOR, VEMOS UMA ADMINISTRAÇÃO AUTORITÁRIA,(FALO DA FPF) QUE NÃO ATENDE A MENOR EXPECTATIVA DO FUTEBOL AMADOR, QUE CARECE DE UM OLHAR MAIS CONSCIENTE PELOS DIRIGENTES DAQUELA ENTIDADE E EM VEZ DISSO SOMENTE ATUA PARA INTERMEDIAR REGISTRO DE ATLETAS JUNTO À CBF, NADA MAIS. UMA PENA PARECE QUE O PRESIDENTE HELIO CURI ESQUECEU SUAS ORIGENS.

FC- O senhor é favorável a filiação na FPF?

Equipe do Independente de 2015
Equipe do Independente de 2015

JV- NESTE MOMENTO NÃO, DEVIDO A FORMA QUE A FPF AGE PRINCIPALMENTE EM RELAÇÃO AO CLUBES REPRESENTADOS POR LIGAS DO ESTADO DO PARANÁ.

MAS RECONHEÇO QUE SER FEDERADO, TENDO DIREITO DE REGISTRO DE ATLETAS NO BID, QUE ORGANIZA E GARANTE MELHOR AS COMPETIÇÕES, É EXTREMAMENTE IMPORTANTE, PORÉM SERIA NECESSÁRIO QUE HOUVESSE RECONHECIMENTO DOS CLUBES AMADORES DE TODOS OS MUNICIPIOS DO PARANÁ, E QUE ESTES TIVESSEM DIREITOS IGUAIS AOS CLUBES DE CURITIBA, E PRINCIPALMENTE QUE HOUVESSE RESPEITO INCONDICIONAL AO FUTEBOL AMADOR PELA FPF TRAZENDO SUBSÍDIO, CRESCIMENTO E EVOLUÇÃO DESTA CATEGORIA.

FC- Como o clube está se preparando para a Serie Ouro deste ano?Almeja disputar o titulo?
b5608aaf-73d2-4ddf-a5ae-6908abeb4095
JV- ESTE ANO O PROJETO É NO TIME PRINCIPAL TRABALHAR COM UM GRUPO DE ATLETAS ENTRE 18 E 25 ANOS, E PARA ISSO BUSCAMOS PROMOVER O GRUPO DE ATLETAS DO NOSSO SUB- 20,  QUE NOS REPRESENTOU MUITO BEM EM 2013, SENDO REFORÇADO POR ATLETAS DA BASE DE 2015, QUE TAMBÉM ENCONTRAM-SE NESTA FAIXA ETÁRIA, COM ALGUMAS CONTRATAÇÕES NOVAS , CERTAMENTE TEREMOS UM ÓTIMO ELENCO. NO TIME JUVENIL, MANTEREMOS ATLETAS DA BASE DE 2015 , QUE AINDA TEM IDADE E ESTAMOS TRAZENDO MAIS ATLETAS PARA COMPOSIÇÃO DO ELENCO.

O OBJETIVO, SEMPRE QUE ENTRAMOS NUMA COMPETIÇÃO, É A BUSCA DO TITULO, VEJA QUE UM CLUBE JOVEM COMO O NOSSO, COM APENAS SETE ANOS DE EXISTÊNCIA, TEM DEMONSTRADO EVOLUÇÃO E SEMPRE TEM CHEGADO ENTRE AS PRIMEIRAS COLOCAÇÕES, SENDO QUE EM 2013 FOI NOSSO MELHOR ANO ONDE FOMOS CAMPEÕES NA COPA JORNAL DE COLOMBO E SUBIMOS PARA SÉRIE OURO.

FC- O que fata para o futebol de Colombo se estruturar de vez?
Quais são as maiores dificuldades para administrar um clube?

JV-ESSA É UMA QUESTÃO COMPLICADA, E MUITO DEBATIDA EM REUNIÕES ENTRE OS PRESIDENTES, TODOS CONCORDAM QUE ESTA EVOLUÇÃO PASSA PELA UNIÃO DOS CLUBES, DIRIGENTES DE UMA FORMA GERAL, PORÉM TODOS OS DISCURSOS, NASCEM E ASCENDEM NAS REUNIÕES, MAS PERDE  A FORÇA QUANDO ESTAS TERMINAM, MOSTRANDO QUE O DISCURSO É FÁCIL, MAS FAZER ACONTECER É O QUE PEGA.

NA VERDADE O QUE PRECISAMOS SÃO, DIRIGENTES QUE PENSEM MENOS EM SI MESMOS OU NOS SEUS PRÓPRIO CLUBES, E TENTEM REALMENTE TRAZER IDEIAS QUE BUSQUEM O BEM COMUM EM PROL DO FUTEBOL , INDEPENDENTE DAS CORES E DOS BRASÕES, PASSANDO TUDO ISSO POR UM FORTALECIMENTO DA LIGA QUE TEM QUE TER UMA DIRETORIA, NÃO SÓ O PRESIDENTE, UMA DIRETORIA COM DISPONIBILIDADE DE TRABALHAR E BUSCAR FORMAS E PARCERIAS, QUE REALMENTE POSSIBILITEM AO CRESCIMENTO DO FUTEBOL, NA VERDADE DEVERA HAVER UMA UNIÃO NÃO SOMENTE DOS CLUBES E DIRETORIA DA LIGA, MAS TERIAMOS QUE TER PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE EMPRESARIAL, DA COMUNIDADE PÚBLICA, PREFEITURA ETC, DA IMPRENSA, E DE TODOS QUE MILITAM E SIMPATIZAM COM O ESPORTE.

FC- Quais são as maiores difculdades para administrar um clube?

Equipe de base
Equipe de base

JV- SÃO INÚMERAS, AS MAIS PRESENTES,  SÃO DIFICULDADE QUE CONSEGUIR, DIRIGENTES E RECURSOS FINANCEIROS.

DIRIGENTES, PESSOAS PARA COLABORAR NA DIREÇÃO DO CLUBE, APESAR DE QUE DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO ESTATUTÁRIA DOS CLUBES, SÃO NECESSÁRIO EM MÉDIA 10 (DEZ) DIRETORES, PARA A LEGALIZAÇÃO DO CLUBE COMO PERSOLANIDADE JURÍDICA, ESSES APARECEM MERAMENTE NO PAPEL E MUITOS ACABAM FIGURANDO EM MAIS DE UM CLUBE, MAS NO DIA A DIA SÃO POUCOS QUE REALMENTE SE APRESENTAM, A MAIORIA DOS CLUBES SÃO DIRIGIDOS SOMENTE PELO PRESIDENTE.

RECURSOS FINANCEIROS, É A MAIS CONTUNDENTE, POIS É DIFICIL ACHAR PARCERIAS, INFELIZMENTE OS EMRESÁRIOS LOCAIS NÃO SE INTERESSAM E OS POUCOS QUE COLABORAM NÃO ATENDEM A DEMANDA, AI FICA NAS MÃOS DOS POUCOS ABNEGADOS DIRIGENTES QUE ACABAM TIRANDO DO BOLSO PARA FAZER ACONTECER.

FC- Como está o relacionamento entre clube e dirigentes? Entre clubes e prefeitura?

JV- BOM NO NOSSO CASO PARTICULAR, A RELAÇÃO COM OS POUCOS DIRIGENTES QUE TEMOS É SATISFATÓRIA, POIS TENTAMOS LEVAR AS COISAS DE MANEIRA SEGURA SEM PRECIPITAÇÃO, E DO NOSSO CLUBES COM OS DEMAIS DIRIGENTES TEM SIDO BOA POIS TRATAMOS OS ASSUNTOS COM RESPEITO A TODOS. NO CASO DA PREFITURA COM OS CLUBES ACHO QUE NÃO ESTA DE TODO RUIM, ATÉ PORQUE A PREFEITURA TEM BANCADO AS ARBITRAGENS DAS PRINCIPAIS COMPETIÇÕES , E SE NÃO ESTÁ FAZENDO O QUE ENTENDEMOS QUE SERIA O IDEAL PELO MENOS ESTÁ PRESENTE. NA VERDADE COMO DISSE ANTES A LIGA E OS CLUBES ORGANIZADOS DEVERIAM TER UM TRABALHO PARA BUSCA DOS PRÓPRIOS RECURSOS PRA NÃO FICAR SOMENTE NA DEPENDÊNCIA DO PODER PÚBLICO.

FC- O senhor é casado e tem filhos? Idade? Há quanto tempo está no futebol e qual a sua profissão?
Vasseai está sempre presente nos jogos da Liga e de outras competições
Vasseai está sempre presente nos jogos da Liga e de outras competições

JV- SIM , CASADO,  TENHO 03 FILHOS, 56 ANOS ESTOU DIRETAMENTE ENVOLVIDO NO FUTEBOL COLOMBENSE DESDE 2009. SOU CONTADOR

FC- Um projeto para o futuro do futebol de Colombo?

JV- UM PROJETO, PASSA POR UMA REFORMA, PRINCIPALMENTE UMA REFORMA DE MENTALIDADE, DOS DIRIGENTES, ENTIDADES, SECRETARIA DE ESPORTES, EMPRESÁRIS MUNICIPAIS, ENFIM TODA A COMUNIDADE

LIGADAS DIRETA OU INdiETAMENTE AO ESPORTE,  VISANDO FORTALECIMENTO DA LIGA D FUTEBOL COM UMA, DIRETORIA REALMENTE ATUANTE, OS CLUBES A ELA FILIADOS, FECHADOS POR UM OBJETIVO ÚNICO, BUSCANDO PARCERIAS EMPRESARIAIS, TRANSFORMANDO A LIGA NUMA ENTIDADE INDEPENDENTE COM SEDE PRÓPRIA, COM RECURSOS PRÓPRIOS ,POSSIBILITANDO ORGANIZAÇÃO CAMPEONATOS REALMENTE FORTES ATRATIVOS PARA OS CLUBES E A POPULAÇÃO.

RC- Como o senhor trabalha as categorias de base do clube?

JV-CATEGORIA DE BASE É MUITO IMPORTANTE, POIS TIRA A CRIANÇADA DAS RUAS, DA FRENTE DO TELEVISOR,COMPUTADORES, TRAZENDO-O PARA A PRATICA DO ESPORTE QUE É SINÔNIMO DE SAÚDE.

PORÉM COMO CLUBE SEM PRAÇA DE ESPORTE A DISPOSIÇÃO, VISANDO TER UMA ESTRUTURA FIXA E REAL, TEMOS GRANDE DIFICULDADES NO TRABALHO COM A CATEGORIA DE BASE, POIS TODO E QUALQUER TREINAMENTO OU JOGO TREINO, DEPENDE DE RECURSOS FINANCEIROS PARA LOCAÇÃO DE CANCHAS CAMPOS ALÉM DO MATERIAIS ENVOLVIDOS NO TRABALHO.

MAS COM UM GRANDE ESFORÇO SEMPRE TEMOS TRABALHADO NA MEDIDA DO POSSÍVEL TANTO QUE NOSSOS MENINOS TEM FEITO GRANDES COMPETIÇÕES AO LONGO DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS.

 

3 COMMENTS

LEAVE A REPLY