Quem pensa que o Esporte Clube Gralha Azul é novato na Liga de Colombo está enganado . O clube filiou-se à entidade em 1987 , mas só foi disputar o primeiro certame oficial no ano de 1994.

O alviceleste do Campo Pequeno , um dos bairros mais tradicionais do municipio , presidido por Abel Pontes , é bem organizado , sempre traz novidades para os certames que disputa , como em 2015 , quando toda a comissão técnica da equipe que jogou a Copa Jornal de Colombo e a Série Prata era formada somente por mulheres.

Gralha na Copa Jornal de Colombo
Gralha na Copa Jornal de Colombo

O azul e branco possui uma das maiores torcidas organizadas da Liga , a TOGA (Torcida Organizada do Gralha Azul ) sempre está incentivado e é uma galera vibrante , que jamais para de empurrar o time para a vitória.

Abel Pontes ,54 anos , casado e pai de três filhos e oito netos , é  um desportista dedicado e abnegado como quase todos os e demais dirigentes do amador de Colombo , é um apaixonado pelo futebol e pelo esporte , sua história se confunde com a do próprio Gralha Azul , é um dos fundadores do clube e hoje é seu principal alicerce .

Campeão da Série Prata em 2015 , o Gralha Azul já disputou este ano a Copa Jornal de Colombo , e vem se preparando para fazer um bom campeonato na Série Ouro 2016 , e se possivel brigar pelo titulo máximo da competição . Confira a entrevista :

FC- Como nasceu o Gralha ?

10527326_489045647897475_9121509481999610409_n

Abel: Foi na década de , em 23 de julho de 1987 , quando nos filiamos na Liga , porém não chegamos a disputar nenhuma competição oficial até 1994 , quando conquistamos a segunda divisão e subimos para a 1ª divisão em 1995. A partir dai eu tive que sair , e o clube só voltou para as atividades de Liga em 2001 , quando disputamos o certame da Liga divisão principal ( a Série Prata estava extinta).

FC-  Como foram as participações do Clube neste periodo que você voltou?

Abel: Disputamos até 2006 , em 2007 caimos para a Série Prata . Desde a minha volta só paramos um ano ,em 2015 fomos campeões da Prata e conseguimos retornar para a Ouro.

Gralha em São Paulo
Gralha em São Paulo

FC- Como o Gralha está preparando para o certame deste ano , e vem com muitas novidades?

Abel: Este ano queremos realizar um campeonato diferente dos outros anos. Estamos com um técnico que é da área de Educação Fisica , uma Comissão Técnica profissional , com a presença de uma massoterapeuta formada , que cuida muito bem dos atletas .Além de um estagiário de Educação Fisica .

FC- E o time? Muitos reforços?

Abel: Trouxemos alguns atletas da suburbana de Curitiba , do Fanny , do Combate , Sergipe , União Ahu , temos também um ex-profissional do Pato Branco , um goleiro que já atuou em Portugal , e juntamos com a base que já tinhamos. Temos também dois haitianos na equipe . É grupo bacana.Creio que vai dar trabalho , nossa equipe será muito competitiva eu acredito , trabalhamos para isso .

FC- Pensa em titulo?

Juvenil
Juvenil

Abel: Pensar em titulo seria muita pretensão nossa , mas vamos trabalhar no sentido de no G-4. Não estamos fazendo time para apanhar , e sim tentar algo mais do que em outros anos.

FC- Já fizeram muitos amistosos?

Abel: No total atá agora foram seis , com perdemos um e vencemos cinco.

FC- E a equipe do juvenil?

Abel: Sim , estamos com nossa base preparada , e com uma Comissão que está trabalhando para dar oportunidade e vamos entrar para fazer um boa campanha. Já fizemos alguns amistosos e estamos bem.

FC- Como você faz para manter o Gralha? Tem patrocinadores?

patricinio

Abel:Sim , temos algumas empresas que nos ajudam, com a Contasil do Gilson da Silva ,Dr Walter Souza , advogado , Consórcio Copava através do Gauchinho ,Restaurante Italo Brasileiro ,Arena Higienização , e estamos fechando com outros patrocinadores ainda.

FC- O Gralha paga jogadores?

Campeão da Prata de 2015
Campeão da Prata de 2015

Abel: Não , pagar como os clubes de Curitiba , não: Nós damos o básico : chuteira , combustivel , e sempre fazemos churrasco e a tradicional cerveja .

FC- Irão mandar jogos onde?

Abel: No Lordes Geraldo , do Bola de Ouro.

FC- Você tem equipes favoritas ao titulo?

Abel: Na verdade fica dificil falar neste momento , os times estão todos em formação. Então é melhor esperar. Hoje dá para apontar o XV , Colombo e Ana Terra  , sem garantias de nada , acredito numa competição bastante disputada.

FC- O Gralha foi a favor do campeonato federado?

12341425_1706069816346846_6271120135508364874_n-2

Abel: Não é uma questão de ser simplesmente federado ou não , mas sim ser respeitado pela Federação. Também não é questão de ser contra , claro que a FPF não nos ajuda em nada ,e ser federado não traz nenhum beneficio , a Taça Paraná não vale mais o que era antes , não vou entrar no mérito do XV . Mas ser federado é para que nós sejamos olhados com mais respeito , nós vamos disputar de qualquer jeito , federado ou não , só queria que o Hélio Cury olhasse  com mais carinho pela Liga de Colombo , uma das organizadas do Paraná.

FC- E a administração do Carlinhos á frente da Liga, como você vê?

Abel: Sou sincero e ele sabe disso , não votei no Carlinhos na primeira eleição dele ,e ele sabe disso , talvez eu seja o único dirigente que fale isso. Mas a partir da eleição sempre estive ao seu lado , sei das dificuldades dele em conciliar trabalho , familia e Liga , mas está fazendo uma boa administração , ele conquistou a sede , e tendo toda essa carga não é fácil . Isso é para todos os dirigentes do amador. Na questão da Taça Paraná a culpa foi dos clubes , e pagamos por isso com a não participação do XV.

FC- E a Prefeitura , como é o apoio?

Abel: Na verdade o apoio vem desde os tempos do Jota , e a Beti também está apoiando e muito ,isso não pode parar . Ela tem sido sensivel as causas do futebol. Eu por exemplo , só estou no campeonato porque a prefeitura paga a arbitragem , do contrário seria muito dificil participar.Claro que a Prefeitura poderia fazer mais pelo esporte , como investir em escolinhas de futebol , mas no Brasil não existe essa vontade , ou falta de estrutura para isso , os nossos politicos são imediatistas , tudo fica só no que essencial , e o esporte não é. O Paulinho faz o que pode , mas sei que nem tudo depende dele.

FC- A torcida e a comunidade apoiam muito o clube?

69677_390876151007937_31741905_n

Abel: Temos a nossa torcida organizada , a TOGA , Torcida Organizada do Gralha Azul , que eu considero a maior de Colombo. E a comunidade também nos dá o respaldo necessário para ir avante. Junior e o Rodrigo dão o comandantes da organizada.

FC- Quem faz parte da diretoria?

Abel: O Rodrigo Pontes ,meu filho , vice-presidente , o Marcos é o diretor , o Junior , Júlio e eu. Esses são os que pegam na massa mesmo.

FC- Quem são as comissões técnicas?

Abel: Do adulto é a seguinte: Romeu Mendes , técnico ; Luiz é o auxilar , Terezinha França é a massoterapeuta , Silvio é o técnico do juvenil , Detti e Josué

FC- Quais categorias o Gralha participa na Liga?

Máster
Máster

Abel: Além do adulto e juvenil ,temos o 40 anos , 45 anos e 50 anos . No Quarentinha temos uma boa participação este ano e estamos na briga pelo titulo.

FC- O futebol de Colombo melhorou ou piorou?

gralaha em sp

Abel: Apesar de estarmos muito dependentes do poder público , o nosso futebol melhoro sim, acho que temo que achar um meio de gerir nossa Liga com os clubes de forma mais independente.

 

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY