Fundado há 30 anos o Ana Terra Esporte Clube está filiado à Liga de Colombo desde de 2003 , e apesar desse pouco tempo de participação nos campeonatos oficiais o clube presidido por Miguel Barbosa , que junto com alguns desportistas da comunidade foi um dos responsáveis pelo nascimento do time azul e branco , que todos os finais de semana desperta a paixão dos seus torcedores que têm no futebol uma de suas únicas opções de lazer e entretenimento em Colombo.

Miguel Barbosa nunca deixou a presidência do Ana Terra , seu entusiamo e sua e dedicação para com o azulão é daquelas digna  de registro , é ele quem  cuida de todas as questões relativas as competições que o clube participa. Sua voz quando fala do Ana Terra chega a mudar de tom com o entusiasmo com que vai relatando a história e as principais conquistas da qual foi protagonista.

Nesses seis anos de disputas oficiais , o Ana Terra conquistou três titulos da categoria adulto  da 1ª Divisão da Liga , quatro na categoria da categoria juvenil , quatro da Copa Folha de Tamandaré e três da categoria de Quarentinhas , além da Copa Integração . Em 2011 o clube foi finalista da Taça Paraná contra o Internacional de Campo Largo , mas ficou com o vice-campeonato , ao perder as duas partidas da final por 2×0 e 2×1 .

Tendo em Sidão da Brasmencol seu principal parceiro , além de outros simpatizantes que sempre colaboram com o time, o Ana Terra vem para o campeonato deste ano com força total e para levar o titulo , o grande sonho da equipe é ser campeã da Taça Paraná . No Quarentinhas o time está invicto e tem tudo para chegar ao tetracampeonato . Confira o papo que tivemos com ele:

Máfia Azul a Torciad Organizada do Ana Terra Foto: Osmar Rebolo
Máfia Azul a Torciad Organizada do Ana Terra
Foto: Osmar Rebolo

FC- O Ana Terra vem com tudo para o campeonato deste ano?

Miguel: Sim , com certeza o grupo que estamos montando é dos mais qualificados e a conquista desse titulo é a nossa meta principal. Estamos conversando com o Sidão para fazer um time competitivo.

FC- O técnico já está escolhido?

Miguel: A principio o nome mais cotado é do Bacana que vem fazendo um ótimo trabalho no Quarentinhas , não vejo motivos para mexer no comando agora .

FC- Qual será a base da equipe?

 

Miguel: Temos em mente trazer quatro jogadores do Iguaçu: Zé Nunes (que já jogou aqui) , Emerson , Cainho e Juninho , estes já estão acertados com e gente. Temos também a ajuda do Bento de Pinhais , que trará consigo mais alguns reforços de peso , esses essa base será complementada os principais jogadores que disputaram a Série Prata de 2014 pelo clube.

Zé Nunes será um dos reforços para este temporada Foto: Guilherme Becker - Blog Gol de Pauta
Zé Nunes será um dos reforços para este temporada
Foto: Guilherme Becker – Blog Gol de Pauta

FC- Com fazer para manter um time desse nivel?

Miguel: Nosso parceiro máster é a Brasmencol , que apesar da crise não vai deixar de nos patrocinar ,já que o Side é um dos patronos do Ana Terra e tem um vinculo muito grande conosco. Temos também a participação de outros dirigentes e da comunidade.

FC- O que você achou da fórmula de disputa do Campeonato?

Miguel: Muito boa . onze times e um turno é atrativa . Vai ser decisão a cada jogo.

FC- Qual o ponto ruim dos certames?

Miguel: A arbitragem sem dúvida. Nós achamos que deve ser da FPF e no nivel do Quarentinhas que tem sido comandado por gente de gabarito , como o José Mendonça e Selmo dos Anjos. Se você tem uma arbitragem ruim e de baixo nivel pode estragar toda a competição.

FC- Como está o apoio da Prefeitura ao futebol?

União é uma das armas do Ana Terra
União é uma das armas do Ana Terra

 

Miguel: Tem cumprido seu papel , e nos fornece arbitragem e premiação , os estádios são da municipalidade , que mantêm escolinhas aqui , mas a manutenção dos estádios é por nossa conta. Não dá para reclamar.

FC- Na tua opinião quais são os clubes favoritos ao titulo?

Equipe tricampeã de 40tinhas de 2015
Equipe tricampeã de 40tinhas de 2015

Miguel: A principio os times mais cotados e o que se ouve falar são o XV , São Gabriel, Colombo e nós , mas o futebol não é feito de suposições , e todos os 12 clubes são candidatos aos titulo, não menosprezamos e não exaltamos ninguém.Deixa a bola rolar para ver quem tem bala na agulha.

FC- O que você está achando da atual gestão da Liga?

Miguel: Está bom , gosto do Carlinhos , é um cara que sabe ser taxativo em suas decisões, eu gosto de gente assim. Fala e cumpre.Está fazendo um boa gestão.

Os que o antecederam tinham suas qualidades também , alguns mais defeitos que qualidades.  Mas todos de certa forma contribuiram com o futebol de Colombo .

FC- O clube tem alguma atividade social? 

Miguel:Fazemos todos anos festas para as crianças , com a distribuição de brinquedos para as crianças , sempre contamos com o apoio de diretores.

FC- Falta o que para o futebol de Colombo se firmar de vez?

Miguel: Acho que nosso municipio , que já o oitavo do Paraná em população  deveria estar com um clube no profissional e um estádio de nivel para receber grandes eventos. Temos condições para isso, já que municipios menores estão na 1ª divisão do Paranaense, Não sei se falta união , projetos e boa vontade por parte dos dirigentes e do poder público , nós merecemos ter um time no profissional , basta que todos se unam.

FC- O Tetra do 40tinhas está perto?

Equipe que disputou a Taça Paraná de 2012. Crédito: Chocora Junior
Equipe que disputou a Taça Paraná de 2012.
Crédito: Chocora Junior

Miguel: Acho que sim, não perdemos nenhum ponto até agora , o time é dos melhores que formamos , não dá para cravar , mas sem falsa modéstia somos candidatos ao titulo , com todo respeito aos adversários.

Campeão de 2012 Imagem de Chicora Junior
Campeão de 2012
Imagem de Chicora Junior

FC- Qual a participação da vereadora Michelli Mocelin e do ex-vereador Oneias Ribeiro no clube?

Miguel Barbosa , junto com sua esposa e filha , e a vereadora Micheli Mocelin( Arquivo pessoal)
Miguel Barbosa , junto com sua esposa e filha , e a vereadora Micheli Mocelin( Arquivo pessoal)

Miguel: O Oneias Ribeiro é o responsável pela construção do nosso estádio , foi ele que lutou junto ao executivo para que a praça de esportes saisse , e a Michelli sempre está nos apoiando , são mais que simpatizantes do Ana Terra , são nossos amigos e parceiros de primeira hora , independente de politica.

 

 

1 COMMENT

LEAVE A REPLY