Tendo completado 35 anos de fundação no último dia 16 de março , o Imperial Futebol Clube , do Jardim Adriana , é cinco anos mais velho que seu Presidente , o jovem Valério Bitencourt , que preside clube há dois anos e o faz com muita dedicação e competência .

O clube está filiado à Liga de Futebol de Colombo desde de 1990 , quando disputou seu primeiro campeonato da 2ª Divisão , ainda sob o comando do então Presidente Jonas . Em 1994 , já na 1ª Divisão , o clube chegou entre os semifinalistas , quando perdeu a vaga para a final para o Juventus , vice-campeão daquele ano . A partir dai o Imperial veio se consolidando a cada ano como um dos mais qualificados clubes  de Colombo , sempre chegando entre os primeiros colocados e hoje já pode ser considerado uma equipe de ponta. Em 2006 foi vice-campeão de adulto , na decisão perdeu o titulo para o União Roça Grande.

Equipe que participou da Copa Folha de Tamandaré Fotos do Facebook do Clube
Equipe que participou da Copa Folha de Tamandaré
Fotos do Facebook do Clube

Com a construção do estádio do Jardim Adriana , a equipe passou a ter sua própria casa e as atividades foram crescendo . Todo ano o Imperial é um dos participantes da tradicional Copa Folha de Tamandaré ,e sempre está entre os favoritos ao titulo. Também nas categorias de máster , o clube presidido por Valério Bitencourt faz bonito em todos certames da Liga . Em 2015 foi vice-campeão da categoria 50tinhas. Seu Milton Buss , pai do zagueiro Henrique do Fluminense é um dos destaques da equipe de 40tinhas.

Estádio do Jardim Adriana
Estádio do Jardim Adriana

Para o campeonato da Série Ouro deste ano , o presidente Valério garante que o tricolor estará com certeza na briga entre quatro que devem disputar o titulo. Confira a entrevista:

FC-  Como você chegou à presidência do Clube e há quanto tempo está no comando?

Presidente Valério e atletas do Imperial
Presidente Valério e atletas do Imperial

Valério: Eu cheguei no Imperial há mais ou menos  seis anos para jogar no adulto , e estou há dois como presidente.

FC- Como é o calendário do Imperial durante o ano?

Valério: Nós estamos sempre em atividade , nas categorias adulto desde do inicio do ano com a participação na Copa Folha de Tamandaré , Cinquentinhas , máster 40 anos durante os campeonato da Liga . O clube não para durante o ano.

FC- Quem são teus pares de diretoria?Quem colabora com você para tocar o clube?

Celso Cordeiro , Milton Buss pai do zagueiro Henrique e João Vasselai
Celso Cordeiro , Milton Buss pai do zagueiro Henrique e João Vasselai

Valério: Temos o Vanderlei , vice-presidente , mais dois atletas que fazem parte da tesouraria ,o pessoal do máster que está na diretoria ,Nilton Buss que faz parte do Conselho Fiscal , e ex-diretores que também nos ajudam.

12799049_156731894712347_5063667054795414104_n

FC- Como está o time para o campeonato da Série Ouro deste ano?

12801497_1730935933805900_8920121474358690985_n

Valério: Nós já temos uma base  que vem se formando a cada ano e se fortalecendo cada vez mais. E este ano nossa meta é chegar entre os quatro melhores, com a intenção de disputar o titulo. Estamos com uma base boa ,e fizemos boa campanha na Copa Folha de Tamandaré , paramos nas quartas de final , porém , o time foi bem. Agora estamos trazendo reforços para o certame da Liga. Alguns vem do Fut 7 , outros do Nacional , com esse time acredito que temos possibilidades de brigar lá na parte de cima pelo titulo.

FC- Como tem sido as campanhas dos últimos anos na Folha e na Liga?

Valério: Na Copa Folha paramos na fase de quartas de final , mas sempre entramos como um dos favoritos para a conquista do titulo.Nas últimas três edições chegamos as três semifinais. Sempre falta um detalhe para a conquista do titulo .

FC- O Imperial remunera atletas?

Base do clube
Base do clube

Valério: Não! Ninguém ganha nada , todos atuam aqui de graça.

FC- Vocês são os administradores do Estádio?

Valério: Temos um contrato de comodato com a Prefeitura , nós é que fazemos a administração. Nós mantemos toda a estrutura e manutenção do estádio com a a ajuda do nosso grupo. Cada um dentro da sua possibilidade.Não dá para reclamar.

FC- E a ajuda do poder público, como é?

O Imperial sempre manteve uma boa relação com o poder público
O Imperial sempre manteve uma boa relação com o poder público

Valério: Sempre tenho apoio quando procuro. Mas quem mais tem colaborado  até por ser aqui da região é o vereador Sérgio Pinheiro , que está mais atuante aqui conosco. Sempre que precisamos ele está presente.Não só em ano de eleição , Sérgio Pinheiro sempre foi um bom companheiro do Imperial.

FC- Quem vai comandar as equipes juvenil e adulto?

Valério: A princpio  é o Vanderlei , mas temos outro nome em vista o qual não posso revelar ainda. E eu também estou atuando nessa parte.

FC- Gostou da fórmula de disputa para este ano?

12802791_1731663907066436_9977918880539638_n

Valério:  Foi uma boa , teremos um campeonato longo , não há o risco de fazer um investimento e jogar um certame curto,isso é bom. E com onze jogos em pontos corridos , você tem a chance de recuperação dentro da competição , mesmo que perca no inicio.Dependendo da largada você ainda no meio do campeonato ter chance de  crescer ou se recuperar de um mau começo.

FC- Está gostando do trabalho Carlinhos na presidência da Liga?

12801497_1730935933805900_8920121474358690985_n

Valério: Eu sou suspeito para falar , ele é meu amigo. Mas no contexto geral ele tem feito o melhor , dentro de todas as limitações que cada um de nós temos.Eu avalio como bom , até porque é um cargo complicado que exige muito e não dá retorno para ninguém.E também é dificil agradar a todos.

FC- Como você administra um clube amador?

Valério: É muito complicado trabalhar com o futebol amador ,mas nós temos a renda do bar , mais alguns patrocinadores , e como não remuneramos atletas fica mais fácil , já que não temos custos. Agora , também temos o apoio da Prefeitura que vai bancar a taxa de alvará da FPF , arbitragens e premiação. E nós contamos com ajuda de alguns colaboradores, e sempre estamos fazendo um churrasco para arrecadar fundos. No fundo é trabalho de parceria entre clube , comunidade e poder público. Conto sempre com a apoio do Paulinho do Departamento de Esportes quando preciso ele nos ajuda.

FC- Na tua opinião quais são os favoritos ao titulo?

Valério: Colombo vem forte com o comando do Ziquita , o XV de Novembro por ser o atual campeão e tem uma boa estrutura , e o Ana Terra por sempre formar bons times. E nós também estamos nessa briga, como afirmei já.

FC- E a comunidade do Jardim Adriana apoia o clube?

13310511_1771109803121846_3621639649276142233_n

Valério: Agora tem comparecido mais , já que os garotos da base são todos do bairro , e sempre os familiares estão no campo. Por isso espero contar com o apoio de dos moradores e torcedores da região , e conclamo a nossa gente que curte e gosta de futebol a vir nos jogos do Imperial e fazer parte dessa grande familia.

 

LEAVE A REPLY