Na fria tarde de 12 de outubro de 1981, exatamente há 35 anos atrás era fundada a Liga de Futebol de Colombo, a primeira assembléia aconteceu na sede social no Colombo FC e contou com a presença de mais de 40 desportistas que atenderam ao pedido de Jerson Ferreira , o grande idealizador da entidade , e na ocasião fundaram oficialmente uma das mais respeitadas entidades do futebol amador do Paraná. Juventus, Colombo, São Jorge, SE Guaraituba, Serrinha, Roça Grande e São Gabriel foram os clubes fundadores da entidade. Desses clubes apenas o Serrinha não disputava o campeonato da Liga dos Minérios, que abrigava em suas competições equipes dos municipios de Colombo, Tamandaré, Rio Branco do Sul e Bocaiuva do Sul. Jerson Ferreira era o vice-presidente da entidade e Leônidas Dias presidente.

Eleito primeiro presidente da Liga de Colombo , Jerson filiou a Liga á FPF e deu todo apoio para os clubes se organizarem , em 1982 foi realizada o primeiro campeonato oficial , com o Juventus conquistando o titulo e Roça ficando na segunda colocação. A década de 80 foi toda dominada por esses dois clubes , o Juventus obteve 4 titulos e o Roça Grande dois . São Jorge e Tigre conquistaram um cada.

Até o ano de 1986 eram disputadas três categorias: Adulto, aspirantes e juvenis ou juniores, em 1987 passou a ser disputada a categoria de Veteranos.

Quatro  presidentes comandaram a Liga de 1982 á 1991: Jerson Ferreira, Pedro Ademir Cavalli, Elias Glaucio e Waldir Donizetti de Olveira (vice de Elias que presidiu a entidade em 1991) . Desta data até os anos atuais vários desportistas estiveram á frente da Liga, que hoje tem na presidência o ex-presidente do Roça Grande , Carlos Roberto Gonçalves que cumpre seu segundo mandato , Carlinhos sucedeu a Ratinho Gotardo.

Na década de 90 o Colombo não só conquistou seu primeiro campeonato como venceu outros três. Nos anos 2000 os clubes de bairros passaram a dominar as competições, com destaque para Ana Terra, Bandeirantes e o XV de Novembro que apesar de ter ganho seu único titulo em 2015 , esteve em várias finais e é o único clube que está sem pedir licença e nunca caiu  para a 2ª  divisão desde 1988 , ano de sua filiação . Em 1989 o clube subiu para a 1ª divisão onde está até hoje. A segundona foi criada em 1987 na gestão de Pedro Ademir Cavalli .

Atualmente a Liga de Colombo é uma das seis filiadas á FPF e tem sua sede própria no Parque Roça Grande . Apesar da organização e do suporte que tem da Prefeitura de Colombo, o futebol amador de Colombo também sofre com a falta de atenção da atual gestão da FPF que deixou as Ligas do interior com um calendário escasso e sem perspectiva de melhora . Colombo e Bandeirantes já conquistaram a Taça Paraná, e o XV de Novembro a Taça Paraná de Juniores

No decorrer da semana teremos os depoimentos de Jerson Ferreira, Carlos Roberto Gonçalves e Celso Cordeiro.

PARABÉNS AO FUTEBOL DE COLOMBO!

LEAVE A REPLY