O domingo (12) foi de festa na comunidade de Fervida com a realização da Festa Campeira na modalidade de Equestre, de três tambores, cinco tambores e baliza de 3 e seis metros.

Estas provas acontecem na área rural de Colombo, em parceria do Movimento Nossa Senhora da Guina com a Prefeitura de Colombo, através da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude.

A competição em Fervida, na Chácara Santo Antônio, teve a participação de 70 competidores, masculino e feminino, e um público de aproximadamente três mil pessoas que incentivaram a cada prova. Os competidores agradeceram ao público mostrando muito habilidade durante as provas.

“O potencial esportivo de Colombo está em todos os lugares. Temos resultados positivo nos campos, nas quadras, nas pistas, e agora também temos as provas da área rural que a cada dia ganha mais adeptos e o resultado apresentado neste domingo foi altamente positivo, com um bom numero de participação de competidores. A prefeita Beti Pavin tem apoiado todo o esporte de nossa cidade, e com isso todas as modalidades estão crescendo dia a dia”, dia Paulinho Cardoso, diretor de esportes da Secretaria de Esportes, Cultura, Lazer e Juventude.

Sobre o Equestre

A crescente procura pelo cavalo de esporte, principalmente nos grandes centros urbanos, é uma realidade. O aumento do número de competições equestres tem ocorrido em diversas modalidades. O sucesso do rodeio completo é uma prova dessa explosão country , pois somente nas provas FNRC existem 12 modalidades. Dentre as de velocidade temos: três tambores, seis balizas  simultâneas, cinco tambores, maneabilidade e velocidade.

prova dos três tambores é muito popularizada pela participação de mulheres. É de velocidade, na qual o cavalo e o cavaleiro fazem o percurso onde estão dispostos, em forma triangular, três tambores.Exige resistência, velocidade e adestramento do cavalo.

Na seis balizas simultâneas, são colocadas seis balizas distantes 6,5 m uma da outra. O conjunto cavalo e cavaleiro deve contornar as balizas em alta velocidade e voltar. É uma prova que exige resistência, velocidade, grande flexibilidade e coordenação.

A dos cinco tambores consiste no contorno de cinco tambores. É disputada por dois conjuntos, objetivando o primeiro lugar. Exige do cavalo resistência, velocidade e adestramento.

Já na prova de maneabilidade e velocidade, cavalo e cavaleiro, devem cumprir um percurso que engloba salto sobre tambor, contornar balizas, fazer recuo dentro de uma região delimitada, fazer figuras como a “margarida”, e tudo isso em alta velocidade. Exige muita resistência do cavalo, além de velocidade e adestramento.

No curso Provas Equestres de Velocidade elaborado pelo CPT – Centro de Produções Técnicas são apresentados os procedimentos, em detalhes, de cada uma das provas de velocidade. Aborda os assuntos: seleção do cavalo para provas de velocidade; movimentos básicos; esbarro; rollback; recuo; spin; rodopio e troca de mão; material de proteção do cavalo; treinamento; exercícios; e regulamentos e percursos de cada prova.

LEAVE A REPLY