Na segunda-feira (10), aconteceu da Secretaria de Estado de Esporte e Turismo, uma reunião que deu início ao planejamento para a realização de um Circuito Paranaense de Pesca Esportiva.

O secretario, deputado licenciado, Douglas Fabrício, recebeu em seu gabinete os representantes da Associação Paranaense de Pesca Esportiva, Hélio Zanella (vice-presidente) e João Carlos Garcia (diretor de marketing), os deputados estaduais Guto Silva e Cristina Silvestre, além da equipe técnica da secretaria.

A intenção inicial é criar um comitê estadual que viabilize a formatação de um calendário de competições que abranja todas as regiões do Paraná. O projeto será pautado na união esporte/turismo, focando em um torneio que preze pela geração de empregos, pela conscientização ambiental – inclusive combatendo a pesca predatória – e que ajude no desenvolvimento das regiões de modo sustentável.

“Discutimos um projeto inovador, um projeto importante para ajudar no desenvolvimento, tanto no esporte como no turismo no Paraná, e principalmente a criação de emprego e renda as pessoas. O objetivo deste reunião foi para discutirmos um calendário de uma evento que estaremos realizando a nível estadual, sobre a Pesca Esportiva, recebemos o deputado Guto Silva, a deputada Cristina Silvestre, que são idealizadores deste projeto junto com membros da Associação Paranaense de Pesca Esportiva, e vamos trabalhar para fazermos um projeto importante para o Paraná”, explicou o secretario.

“Agora vamos envolver a Assembleia Legislativa, os deputados, região por região, outros órgãos do governo que são importantes para esta parceria, já vamos montar um grupo de pessoas que vão estar organizando este ano para que este projeto comece a acontecer no próximo ano”, completou.

O deputado Guto Silva, comentou da importância do apoio da Secretaria neste projeto. “Muito importante a iniciativa da Secretaria e da Associação, porque a pesca além de gerar riqueza, prosperidade, turismo e lazer, também atende a sustentabilidade, porque eles fiscalizam os rios mais que qualquer outra pessoa. Muito importante esta iniciativa, é um projeto transversal com o apoio da Secretaria e de nós na Assembleia, realizar um calendário organizado para que tenhamos a Pesca Esportiva no Paraná seja referência”.

A deputada Cristina Silvestre, disse que a ideia surgiu depois de competições regionais. “Iniciamos isso através dos municípios do rio Iguaçu com um Campeonato Regional, e entramos com um Projeto de Lei, para se transformar em um projeto estadual, contando com a Secretaria de Esporte e Turismo e com o Governo do estado, para o desenvolvimento do esporte do turismo em todo o Estado do Paraná”.

Para a Associação Paranaense de Pesca Esportiva, este projeto importante para todos. “Este projeto vem ao encontro dos anseios da Associação, porque sempre procuramos uma união estadual e este é o caminho importante que vai ser sucesso total”, frisou João Carlos Garcia, diretor de marketing da Associação.

Foto

Da esquerda para a direita: Édson Pereira de Andrade (chefe do escritório regional da SEET em Guarapuava), Diego Gurgacz (Presidente do Instituto Paranaense de Ciência do esporte – IPCE), Hélio Zanella (vice-presidente da Associação Paranaense de Pesca Esportiva), deputada estadual Cristina Silvestri, Douglas Fabrício (Sec. Esporte e Turismo), Guto Silva (deputado estadual) e João Carlos Garcia (diretor de marketing da Associação Paranaense de Pesca Esportiva)

LEAVE A REPLY