Na tarde desta segunda-feira (05) começou a fase regional dos 64º Jogos Escolares do Paraná (JEP’s), no Núcleo de Educação de Curitiba. O cerimonial de abertura foi no Ginásio da ASPP.

O cerimonial começou com o desfile das delegações que estarão participando desta fase dos JEP’s. Logo em seguida foi executado o Hino Nacional Brasileiro, pela Banda da Polícia Militar do Paraná.

Logo em seguida apresentações artísticas culturais foram apresentadas pelo Colégio Estadual do Paraná, Colégio Estadual Guilherme Pereira neto, Colégio Estadual Benedicyto João Cordeiro e da SMELJ de Santa Felicidade.

Na sequencia momento de emoção com o acendimento da Pira Olímpica, pela atleta Isabel de Castro Vas dos Santos, da Escola Especializada Primavera. Izabel é atleta TOP Formador 2015/106, medalha de ouro no arremesso de peso e dardo e no lançamento de disco no Campeonato Brasileiro.

O juramento foi proferido pelo atleta Luis Mateus Soares, do Colégio Militar de Curitiba.

O secretario de esporte e truísmo, deputado licenciado, Douglas Fabrício, foi representado pela coordenadora geral dos Jogos Escolares, Marcia Tomadon. “Estanos chegando com mais uma edição dos Jogos Escolares. Queremos acreditar que as crianças estejam praticando cada vez mais esportes, o Governo do Estado fomenta o esporte, para que cada vez mais crianças possam praticar esportes. Esta largada aqui em Curitiba, uma das maiores regionais, largamos bem com uma boa participação, No dia 15 começam mais 15 regionais e dia 23 mais 16 regionais. Desejamos boa sorte a todos na fase regional dos Jogos Escolares”, disse Marcia.

A secretaria de educação, Ana Seres Trento Comin, foi representada pelo coordenador dos Jogos da Secretaria de Educação, Aluizio Rosa. “Curitiba é a nossa primeira regional que abre o caminho das outras 31 regionais. É importante esta união de forças das secretarias de educação, com a Ana Seres, e do esportes, com Douglas Fabrício, e apoio do nosso governador Beto Richa. A largada foi dada, Curitiba é a pioneira e da o pontapé icial para os Jogos Escolares”, frisou.

O chefe do Núcleo de Educação de Curitiba, Lourival de Araujo Filho, fez a declaração oficial de abertura da fase regional dos Jogos Escolares de Curitiba.

Mais de 2500 atletas de 272 equipes estarão participando desta fase dos jogos que se estende até o dia 11. Serão disputadas as modalidades de basquete, futsal, handebol, voleibol, vôlei de praia, xadrez e atletismo.

Locais de competição

Este ano a grande novidade é a utilização do Ginásio Professor Almir Nelson (Tarumã) onde será disputada a modalidade de futsal.

O Ginásio do Tarumã foi reinaugurado dia 29 de abril deste ano, com uma partida de exibição de ex-atletas do time de vôlei Rexona, que fez história em Curitiba, e que jogaram na Superliga de Vôlei entre os anos 1997 e 2003.

O Governo do Estado investiu mais de R$ 1,4 milhão na revitalização do ginásio, que é o maior e mais tradicional espaço público da área de esporte da capital, agora com capacidade para 4.550 pessoas.

O futsal também será disputado no Ginásio da PMPR/ SEFID, no Rebouças. Os jogos serão do dia 6 até o dia11.

O basquete será no Colégio Marista Santa Maria, no São Lourenço. E será disputado do dia 6 ao 10.

O handebol será disputado nos ginásios do Clube 3 Marias, no São Braz, Colégio Expoente, no Boa Vista, e Colégio Expoente, no Água Verde.As disputas serão de 6 a 10.

O voleibol será disputado nos ginásio da Secretaria de Estado do Esporte e Turismo (SEET), no capão da Imbuia. Os jogos serão de 6 a 11.

O vôlei de praia será no Velodromo de Curitiba, no Jardim Botânico. Os jogos serão dias 6 a 7.

O atletismo será disputado dia 10, na posta do Colégio Estadual do Paraná.

O tênis de mesa será no Clube Nikkei, no Uberaba, e os jogos serão todos dia 6.

O Xadrez terá suas disputas no dia 7, tendo como local o Colégio Estadual do Paraná.

Os Jogos Escolares do Paraná Fase Regional Curitiba são promovidos pela Secretaria de Estado da Educação, com organização da Secretaria de Estado do Esporte e do Turismo em parceria com o Núcleo Regional de Educação e Escritório Regional do Esporte, com apoio do Município de Curitiba

COM/SEET

Marcelo Flessak

LEAVE A REPLY